É importante que os pais ensinem e incentivem as crianças a guardarem os brinquedos depois de serem usados, criando assim o hábito da organização e desenvolvendo um senso de responsabilidade.
Esse é um hábito que pode ser praticado pelo exemplo dos pais e também pode ser feito pela separação dos brinquedos em lugares específicos para cada um deles.
Pois, quando juntamos diversos brinquedos em uma só caixa, o pequeno entende que para brincar ele precisa espalhar todos eles a fim de encontrar apenas o que ele quer, e isso vai fazer aquela bagunça, o que torna a organização ainda mais difícil.
Dessa forma, é importante que cada brinquedo seja separado junto com a criança e colocado em uma caixa com identificação por cor ou decoração de acordo com o gosto dela. Isso ajudará no entendimento do pequeno de que ele vai retirar apenas àquilo que for utilizar e que depois é importante que ele guarde o objeto no lugar certo.
Diante disso, cria-se um hábito extremamente importante que a criança precisará no decorrer da vida, que é o respeito ao próprio espaço e também ao lugar do outro.
Sendo assim, o que ele procura será encontrado com mais facilidade, o que evitará alguns problemas relacionados a bagunça e perda de objetos importantes.
Dessa maneira, se existe aquele ditado que diz que o armário organizado corresponde a uma vida mais organizada, então porque não desenvolver essa prática da organização na vida do pequeno desde cedo com atividades do cotidiano dele?
A princípio, ofereça a sua ajuda para que ele possa organizar cada brinquedo no lugar indicado. Mas, lembre-se de deixar claro que você vai apenas ajudá-lo a criar uma maneira de organizar e personalizar cada caixa ou espaço indicado para guardar os brinquedos, mas que a tarefa de guarda-los é sempre dele.
Separamos aqui um Brinquedo Cognitivo que acompanha de brinde uma caixa organizadora - Blocos Magnéticos Educacionais
Com carinho,
Tio Dino